Mercoledì, 24  Gennaio 2018 12:42:32
  • Pubblicazione del 15 Ottobre 2014 ore 19.00
  
  

L’emozione di un gol in Coppa

Brazil and Croatia match at the FIFA World Cup (2014-06-12; fans) 17 Fonte: copa2014.gov.brA emoção de um gol na Copa

de Eduardo Fiora

Quando o assunto é futebol, os torcedores e sobretudo a imprensa tratam os argentinos carinhosamente ou mesmo ironicamente como "los hermanos".

Na terça-feira, 1 de julho, em São Paulo, maior e mais rica cidade do Brasil "los hermanos" fizeram a festa antes, durante e depois da vitória da Argentina sobre a Suiça por 1 a 0, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo Fifa 2014.
A estimativa era de que mais de 100 mil argentinos circulavam pelas ruas da cidade, palco de um grande jogo decidido apenas nos minutos finais de uma empolgante prorrogação.
Mais do que a alegria da torcida dentro e fora do estádio, uma emoção em particular chamou a atenção de muita gente: a fanática narração do gol salvador de Di Marai, num magistral passe de Lionel Messi, na voz do locutor Alejandro Fantino, da rádio La Red.
A rivalidade entre o Brasil e Argentina sempre foi grande e se tornou maior ainda depois que Diego Armando Maradona se tornou astro mundial, dando início a uma polêmica comparação com Pelé.
Fantino, em sua narração, traz apara o limite - ou vai além dele - essa rivalidade.
Após o gol di Di Marai, ele grita se dirigindo à torcida brasileira "Eu tenho o Papa. Eu tenho o Papa. Vocês não têm nada". E mais "Aqui (Brasil) não poderíamos morrer. Eu não quero morrer aqui.
Eu não quero morrer no Brasil. Se perdermos nestas terras, me levem à fronteira. Ao Paraguai, ou a qualquer lugar. Mas não no Brasil". (ouça neste link um trecho da narração)
A narração de Alejandro Fantino ganhou destaque na internet e até mesmo em rádios brasileiras.
O estilo passional e 100% provocativo dividiu opiniões. Há quem considere a narração um exagero sem sentido. Há quem defenda tamanha passionalidade.
São polêmicas assim, que fazem do futebol um esporte mundial, capaz de arrancar do salão oval o ser mais poderoso do planeta, Barack Obama, que de pé assistia o não menos emocionante jogo entre Estados e Bélgica.

Italian Media s.r.l. - via del Babuino, 99, Roma, c.a.p. 00187, p.IVA 09099241003, edita il settimanale Italiani con registrazione al Tribunale di Roma n. 158/2013 del 25.06.2013 - email: info@italianmedia.eu