• Pubblicazione del 15 Ottobre 2014 ore 19.00
  
  

Lo Stato del Paraná intensifica i rapporti con l'Italia

Lo Stato del Paraná intensifica i rapporti con l'Italia

Estado do Paraná intensifica relações com a Itália

a cura di Eduardo Fiora 

Ao longo de 2013, o governador do Estado do Paraná, Beto Richa, abriu o que podemos chamar de Agenda Itália, recebendo várias empresários e autoridades italianas. No mês de maio, por exemplo, Richa recepcionou representantes de grupos empresariais dos setores de infraestrutura, logística, energia, defesa aeronáutica, economia verde e de instituições financeiras como bancos de investimentos.

O secretário de Infraestrutura, Richa Filho, salientou que há obras e projetos em execução em rodovias, ferrovias, aeroportos, hidrovias e portos. “Existe no Paraná uma atuação articulada entre os diferentes modais. Há investimentos em rodovias em todas as regiões, a Ferroeste sendo revitalizada e os portos registram recordes de movimentação sem a formação de filas de caminhões. São resultados de uma gestão profissional e com planejamento”.
A comitiva italiana conheceu detalhes de projetos como o trecho litorâneo da BR-101; o Trem Vermelho, trem de passageiros entre as regiões de Maringá e Londrina; o projeto Arco Norte que prevê construção de um aeroporto de cargas internacional no Norte do Estado; a rede integrada de coleta de informações; gasodutos; poliduto entre outros. “Estamos abertos a desenvolver parcerias com a iniciativa privada”, disse Richa Filho.
A relação comercial do Paraná com a Itália ainda é tímida, mas com possibilidade de crescimento em curto prazo. Dados da balança comercial de 2012, apontam que o Paraná exportou US$ 308 milhões e importou US$ 392,3 milhões. São números que representam apenas cerca de 1,8% da balança comercial do Estado.
Áreas como a de energia renovável, tecnologia da informação, defesa aeronáutica, medicamentos, biotecnologia, indústria do pré-sal como boas oportunidades para investimentos e parcerias no Estado. “O Governo do Paraná é parceiro da iniciativa privada, negociamos caso a caso e criamos as melhores condições possíveis para a instalação da indústria”, disse Richa Filho.
Lo Stato del Paraná intensifica i rapporti con l'ItaliaEm setembro, quem desembarcava em Curitiba, capital do Estado do Paraná, era um missão da Região Lazio, comandada pelo vice-governador Daniele Leodori, que veio ao Brasil acompanhado de empresários interessados em estreitar a parceria para futuros investimentos em áreas como habitação, infraestrutura e saneamento. “A área de infraestrutura é gargalo no país inteiro. Temos buscado alavancar e acelerar esses investimentos através de parcerias. Vamos analisar os interesses comuns das partes para viabilizar mais esta parceria”, afirmou o anfitrião, governador Beto Richa.
Uma das empresas interessadas em investir no Paraná é a 3A Itália, de arquitetura e construção civil. "Hoje o Paraná é visto lá fora como um estado de qualidade e de boas oportunidades, por isso decidimos ampliar a atuação aqui”, disse o gerente da empresa no Brasil, Bruno Rafael Avelar. O grupo tem trabalhos em Loanda e pretende expandir sua atuação no Estado, a começar por Paranavaí. “Trabalhamos com a qualidade de vida das pessoas, trazendo o melhor da Europa para cá”, acrescentou o gerente.

Italian Media s.r.l. - via del Babuino, 99, Roma, c.a.p. 00187, p.IVA 09099241003, edita il settimanale Italiani con registrazione al Tribunale di Roma n. 158/2013 del 25.06.2013 - email: info@italianmedia.eu